Prefeitura de São José do Rio Preto
Prefeitura de Rio Preto
MEDICAMENTOS
Prefeitura de São José do Rio Preto
Prefeitura de Rio Preto
PROFISSIONAL
Prefeitura de São José do Rio Preto
Prefeitura de Rio Preto
:: ENTRAR
Usuário:

Senha:



Prefeitura de Rio Preto

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

1,3 mil já passaram por tratamento contra tabagismo em RP

Um total de 1,3 mil usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) já aderiram ao programa de tratamento contra tabagismo implantado pela Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto. Em funcionamento desde 2009 no município, o programa que começou apenas em uma unidade de saúde, em seis anos, já foi expandido para outras unidades e hoje já são cinco que oferecem o serviço - Centro de Saúde Escola (CSE) Estoril, UBSF Rio Preto1/Jardim Felicidade, UBSs Jardim Americano, Santo Antônio e Solo Sagrado.

Segundo dados da Secretaria de Saúde, do total de pacientes atendidos desde a implantação do programa, pelo menos 42% conseguiram abandonar o vício do tabagismo e têm uma vida mais saudável. Atualmente, outras 130 pessoas prosseguem com o tratamento.

Segundo a psicóloga do projeto, Isabel Cervo, moradores de Rio Preto interessados no tratamento para deixar de fumar devem procurar uma destas unidades, efetuar o cadastro e passar por uma triagem que vai definir se a pessoa se encaixa nos critérios exigidos pelo programa.

Em todos os centros antibagismo, as equipes são formadas por enfermeira, médico clínico geral e psicóloga, todos capacitados pelo Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Cratod), segundo critérios do Instituto do Câncer (Inca).

Tratamento
O tratamento é realizado por meio de abordagem cognitivo-comportamental. O usuário passa por uma primeira avaliação e depois é submetido ao teste Fagerstrom, que avalia o grau de dependência de cigarro do paciente. Em seguida, o usuário é encaminhado a um médico que vai fazer uma avaliação clínica e explicar os danos e agravos à saúde causados pelo uso do tabaco.

Durante a consulta é fornecida orientação médica e solicitados exames como avaliação cardiopulmonar e nível de oxigenação do sangue, por exemplo...

Mais notícias:
FIQUE POR DENTRO...
Portador de Neoplasia Maligna (Câncer), conheça seus direitos!
PESQUISA...
SUS... VOCÊ CONHECE?
Cartão Nacional de Saúde
INFORME EPIDEMIOLÓGICO
CIDADE AMIGA DO IDOSO



Departamento de Ouvidoria
Departamento de Ouvidoria
Prefeitura de Rio Preto
NÚMERO DE ACESSOS

Prefeitura de Rio Preto


SECRETARIA DE SAÚDE DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | Av. Romeu Strazzi, 199 - Vila Sinibaldi | Telefone: (17) 3216-9766 | DISQUE SAÚDE: 0800 7717123
Desenvolvido pelo Departamento de Educação em Saúde | Envio de sugestões