Prefeitura de São José do Rio Preto
:: LINKS
Prefeitura de São José do Rio Preto
:: PROFISSIONAL
Prefeitura de São José do Rio Preto
:: ENTRAR
Usuário:

Senha:





|

Posse Responsável (Cuide bem do seu animal de estimação!)

Os 10 mandamentos da posse responsável para cães e gatos

1 - Antes de adquirir um animal de estimação, considere que o tempo de vida médio, de um cão ou gato, é de 12 anos. Pergunte a família se todos estão de acordo, se existem recursos necessários para mantê-lo e quem ficará com o bichinho em período de férias ou viagem da família.

2 - Uma opção para quem quer um animal de estimação é adotar em abrigos públicos e privados. Em geral, esses animais são colocados para adoção já vacinados contra raiva e vermifugados.

3 - Informe-se sobre as características e necessidades da espécie escolhida, como tamanho, espaço físico necessário, tipo de alimentação adequada, por exemplo.

4 - Cuide da saúde física de seu animal de estimação. Forneça abrigo, alimento, vacine-o regularmente e leve periodicamente ao veterinário. O bichinho, no caso dos cães, também necessita de banhos periódicos. No caso de gatos, é bom escová-los regularmente.

5 - Mantenha o animal sempre dentro de casa, jamais solto na rua. Para os cães, passeios são fundamentais, mas apenas com coleira/guia e conduzido por quem possa contê-lo.

6 - Zele pela saúde psicológica do animal. Dê atenção, carinho e ambiente adequado a ele.

7 - Eduque o animal, se necessário, por meio de adestramento, mas respeite suas características.

8 - Recolha e jogue os dejetos do animal em local apropriado.

9 - Identifique seu animal com plaqueta na coleira, contendo o nome dele e seu telefone.

10 - Evite crias indesejadas. Castre machos e fêmeas. A castração é a única medida definitiva e não em contraindicações.

 

Castração

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realiza castrações gratuitas de cães e gatos com idades mínimas de 6 meses (cadelas, gatas e cães) e 8 meses (gatos) de vida respectivamente. Para ter direito à castração o proprietário/tutor deve ser morador de Rio Preto e fazer o cadastro prévio para que seus animais aguardem a cirurgia.

O cadastro pode ser feito nos seguintes locais:

1 - CCZ: Segunda a sexta das 8h às 17h na Av. Projetada 2, 1721, Estância Jockey Club - Fone: (17) 3231 6494.

2 - PoupaTempo (Centro – Praça Laranja da Prefeitura): Segunda a sexta das 8h às 17h e sábados das 8h às 13h na Rua Antônio de Godoy, 3033 - Centro, São José do Rio Preto.

3 - GanhaTempo Cidadão (Shopping Cidade Norte): Segunda a sexta das 10h às 18h30 e sábados das 10h às 14h30.

 

Dúvidas mais frequentes sobre esterilização

- O que é a esterilização ou castração?
É uma cirurgia efetuada por médico veterinário que impede definitivamente a procriação. Consiste na retirada de ovários e útero nas fêmeas e na retirada dos testículos nos machos.

- Em quanto tempo os animais se recuperam da cirurgia?
Os machos já adultos se recuperam em um ou dois dias. Nas fêmeas adultas, a cirurgia é mais delicada e necessita de cuidados específicos na primeira semana e atenção até à cicatrização completa da ferida cirúrgica.

- A cadela e a gata podem ser esterilizadas antes da primeira cria?
Sim. Uma cria não acrescenta saúde ao animal e quando esterilizadas, antes do primeiro cio, as cadelas e as gatas reduzem em mais de 90% os riscos de terem câncer de mama.

- A cirurgia faz o animal engordar?
O animal não engorda devido à esterilização.

- Qual a idade ideal para os animais serem esterilizados?
Recomenda-se a castração de fêmeas a partir de 6 meses de idade e machos a partir de 8 meses.

- Minha cadela/gata acabou de ter filhotes. Quando posso esterilizá-la?
Após 30 dias, do nascimento dos filhotes a cirurgia já pode ser realizada. Mas, cuidado com as gatas, elas podem apresentar outro cio e engravidar durante a amamentação.

 

 

  Página anterior





SECRETARIA DE SAÚDE DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | Av. Romeu Strazzi, 199 - Vila Sinibaldi | Telefone: (17) 3216-9766 | DISQUE SAÚDE: 0800 7717123
Desenvolvido pelo Departamento de Tecnologia e Informação | Envio de sugestões