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Estrutura | Gabinete | Gestão Estratégica e Participativa no SUS (Sistema Único de Saúde) |

  Ouvidoria Municipal da Saúde

A Ouvidoria Municipal da Saúde de São José do Rio Preto é um espaço democrático de participação social. É o elo de comunicação entre o cidadão e os Gestores do SUS. Seu principal objetivo é garantir e ampliar o acesso dos usuários na busca efetiva dos seus direitos e assegurar que as manifestações e contribuições da população subsidiem as ações dos gestores para melhoria da qualidade dos serviços de saúde.

A Ouvidoria está à disposição da população para receber reclamações, elogios, denúncias, sugestões e solicitações referentes aos Serviços Municipais de Saúde, dando encaminhamento adequado à demanda.

Como Atuamos

A Ouvidoria atua para atender a todos, seja cidadão Trabalhador ou Usuário da rede de Municipal de Saúde. O atendimento é realizado por meio de escuta qualificada do usuário, por profissionais comprometidos com o respeito, ética, transparência e imparcialidade.

A manifestação recebida é analisada, classificada e encaminhada às áreas competentes, responsáveis pelo tratamento ou apuração.

São elaborados relatórios gerenciais para subsidiar a gestão na busca pela melhoria dos serviços.

A manifestação expressa na Ouvidoria possibilita aos usuários dos Serviços Municipais de Saúde exercerem o controle social e efetivar a gestão participativa.

Os relatórios encaminhados pela Ouvidoria são estratégicos para subsidiar a tomada de decisão dos gestores e assim, auxiliar no aprimoramento da gestão de políticas públicas, contribuindo para a melhoria da Saúde Pública e fortalecimento do SUS.

Quando procurar a Ouvidoria do SUS?

A manifestação deve ser registrada sempre que o cidadão:

  • Solicitar assistência (Ex: consultas, atendimentos, tratamentos, exames, cirurgias, medicamentos);
  • Relatar uma insatisfação (Ex: insatisfação com algum profissional de saúde, demora no atendimento, falta de material na unidade de saúde, falta de medicamento, etc.);
  • Denunciar uma irregularidade (Ex: Não cumprimento de carga horária pelo profissional de saúde, Cobrança por procedimentos cobertos pelo SUS, Negligência médica, etc.);
  • Obter uma orientação, esclarecimento ou informação relacionada à saúde (Ex: Horário e local de funcionamento dos Serviços de Saúde, etc.);
  • Registrar elogios e/ou sugestões relacionados à saúde (Ex: elogiar o atendimento recebido / o profissional que o atendeu, sugerir a Inclusão de medicamento no SUS / contratação de profissionais, etc.). 

Nossos Canais de Comunicação:

A Ouvidoria dispõe de diversos canais de comunicação para que o cidadão possa escolher a forma de comunicação preferida:

  • Tele atendimento: Ligação Gratuita 0800 77 05870 - De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
  • Tele atendimento: (17) 3216-9758 De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
  • Caixas de Sugestões: Distribuídos nas Unidades/Serviços de Saúde, que tem por objetivo captar sugestões para melhoria dos serviços.
  • Correspondência: Avenida Romeu Strazzi, 199 Vila Sinibaldi – CEP 15084-010
  • Via Web: (Clique Aqui)

 

PARA SOLICITAR CÓPIA DE PRONTUÁRIO OU DE EXAMES (Clique Aqui)
Dúvidas ou informações:
Departamento Jurídico
Fone: 3216-9766 Ramal 9754

ORIENTAÇÕES SOBRE ESCORPIÃO (Clique Aqui)

ORIENTAÇÕES SOBRE DENGUE (Clique Aqui)

 

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