Prefeitura de São José do Rio Preto
:: LINKS
Prefeitura de São José do Rio Preto
:: PROFISSIONAL
Prefeitura de São José do Rio Preto
:: ENTRAR
Usuário:

Senha:





|

"São José do Rio Preto - Construindo uma Cidade Amiga do Idoso"

A "Política Municipal de atenção Integral e Intersetorial para a Saúde da Pessoa Idosa"

O envelhecimento da população é uma aspiração natural de qualquer sociedade, mas, o grande desafio dessa conquista é proporcionar uma melhoria da qualidade de vida aos que já envelheceram ou que estão no processo de envelhecer, com manutenção da autonomia e independência.

Modelo de atenção seguido pela Prefeitura de Rio Preto é o proposto pela Organização Mundial de Saúde que defende que todos os setores da comunidade e as políticas públicas tem que ser remodelados para a realidade do envelhecimento.

Seguindo as propostas da “Cidade Amiga do Idoso” as Secretarias Municipais de São José do Rio Preto, vem desenvolvendo estratégias que potencializam as ações integradas na Política Municipal de Saúde para a pessoa Idosa promoção à Saúde no município, com o uso de tecnologias e métodos que facilitam a mobilização da população.

Em conjunto com o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, as Secretarias e instituições vêm desenvolvendo atividades conjuntas à partir das Propostas dos Idosos em plenárias focais nos grupos de idosos e na Conferência Municipal dos direitos da Pessoa Idosa realizada em 2010. Já foram estruturados os Protocolos de acompanhamento dos Idosos residentes nos Institutos de Longa Permanência, e atualmente está sendo proposto um monitoramento conjunto com as equipes das casas de repouso privadas.

Os Núcleos de Apoio tem a missão de contribuir na articulação das Unidades de Saúde, e Instituições parceiras, Serviços da Assistência Social e na organização dos Cursos de Familiares Cuidadores de Idosos, etc.

No incentivo ao Envelhecimento ativo, o município vem ampliando os grupos de atividade física voltados para a Pessoa Idosa. Grupos de Lian Gong, esportes adaptados, academias da Saúde, pistas de caminhada, são algumas das opções oferecidas aos riopretenses.

Os efeitos terapêuticos complementares dos “Exercícios para a Saúde” prescritos e praticados pelas equipes de Saúde, em especial  incorporados pelo programa Saúde da Família na abordagem e tratamento das Doenças crônicas tem provocado um processo transformador onde os usuários podem assumir um maior controle sobre a sua saúde.

Com 14% da população com mais de 60 anos de idade, toda comunidade tem o desafio na construção de uma cidade mais amigável à pessoa idosa.

Conceitos e Definições em Saúde

Guia Global das Cidades Amigas das Pessoas Idosas

Lei que dispõe sobre a criação do Fundo Municipal dos Direitos do Idoso

Localização dos Institutos de Longa Permanência de Idosos e Casas de Repouso

Pacto pela Vida Idoso | 2012

Planilha de Monitoramento | Consolidado dos Indicadores de Saúde, conforme RDC nº 283/2.005

Portaria nº 37/10 de 29 de setembro de 2.010: Institui Protocolo de Atenção aos Idosos em Institutos de Longa Permanência.


  Página anterior





SECRETARIA DE SAÚDE DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | Av. Romeu Strazzi, 199 - Vila Sinibaldi | Telefone: (17) 3216-9766 | DISQUE SAÚDE: 0800 7717123
Desenvolvido pelo Departamento de Tecnologia e Informação | Envio de sugestões